quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Terceira Conferência Internacional “Pelo equilíbrio do Mundo”

A terceira Conferência Internacional PELO EQUILÍBRIO DO MUNDO, patrocinada pela UNESCO mediante o Projeto José Martí de Solidariedade Mundial, acontecerá no Palácio de Convenções de Havana, Cuba, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2013 e será uma das principais comemorações desse aniversario Martiano.


No dia 28 de janeiro de 2013 comemora-se o aniversário de 160 anos do Natalício de José Martí, figura ilustre da historia da América Latina, que pela universalidade do seu pensamento, pela obra e os objetivos de seu projeto político-social e transcendentes aportes no campo ideológico, a educação, a cultura e a literatura, constitui também uma personalidade de alcance mundial.

A afirmação martiana PATRIA É HUMANIDADE, é a inspiração para esta conferência, na qual se fará evidente o alto nível de coincidência do ideário e a ação do Apóstolo com os paradigmas e propósitos  que movimentam atualmente o  pensamento comprometido com a constituição de um mundo em equilíbrio, diverso, educado, culto, ecologicamente sustentável e socialmente justo, interdependente e ao mesmo tempo respeitoso da soberania das nações, contra as tendências hegemonizadoras e exclusiva.

A conferência será realizada em comissões e plenários, e proporcionará a realização de um Foro Juvenil, o simpósio Por uma Cultura da Natureza”, a oficina sobre Heróis e Pensadores da Nossa América; o seminário “Em Defensa da Humanidade, e um colóquio de especialistas sobre bioética e desenvolvimento.

O resultado dos debates,e as diferentes apresentações e intervenções serão guardadas em dispositivos de memórias digitais, que com o apoio da comissão nacional da UNESCO serão encaminhadas, a universidades, bibliotecas, organizações não governamentais, ministérios de educação e associações de escritores e artistas de diferentes países.

A terceira Conferência Internacional PELO EQUILIBRIO DO MUNDO tem o objetivo de levar á mais ampla reflexão e debate sobre os temas listados e assim contribuir com a formação do pensamento e a ação para permitir enfrentar os múltiples e complexos problemas do século XXI. 



O evento terá os seguintes temas e atividades colaterais:
  • A humanidade perante os dilemas globais.
  • Por uma cultura da natureza: a necessidade de parar a deterioração do ecossistema.
  • Desenvolvimento sustentável, equidade e justiça social: os caminhos para conseguir-lo.
  • A mobilização social e o diálogo para enfrentar os perigos reais de um confronto nuclear.
  • O terrorismo, o narcotráfico, a pobreza e a violência: males incuráveis
  • A crise econômica mundial: causas reais, efeitos e soluções
  • As novas tecnologias da informação e seu impacto na sociedade.
  • Papel da educação nas circunstâncias do mundo atual.
  • O diálogo de civilizações e a cultura da paz, com relação ao fundamentalismo de qualquer tipo.
  • A arte e a literatura: um papel social
  • A juventude como sector dinâmico da sociedade: necessidade do diálogo entre gerações.
  • América Latina e o Caribe: no sentido da integração imaginada pelos fundadores.
  • Simón Bolívar, José Martí e o equilíbrio do mundo.


Fonte : http://www.eventosemcuba.com.br/calendario/2013/equilibrio13.html

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Luta pelos 5 heróis cubanos continua


Nos 54 anos da revolução cubana comemorados no 01 de janeiro boa parte do mundo se une a causa do socialismo e da paz para construir um mundo melhor.



Nos EUA, o ativista político e ator Danny Glover que já liderava uma campanha para tornar conhecida a história dos 5 heróis cubanos agora é responsável pela campanha para que Obama possa nomear o Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman ministro das finanças. São ações isoladas que ajudam a quebrar o bloqueio midiático no país das grandes corporações e dos grandes interesses e já conseguindo a adesão de várias entidades como o SEIU.

Para assinar a petição clique aqui.


Em Belo Horizonte, CEBRAPAZ e José Martí - MG ocuparam mais uma vez a Praça 7 para expor a criminosa prisão de 5 cubanos nos EUA. Seguiremos até a vitória.