quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Escola de cinema de Cuba de portas abertas para os brasileiros




Uma das mais importantes escolas de cinema do mundo está de portas abertas para os brasileiros. A Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba – EICTV, seleciona estudantes brasileiros para seu curso regular em San Antonio de los Baños. São oferecidas vagas dentro das especialidades de Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Documentário e Edição.


As inscrições têm um valor fixo de R$50,00 e podem ser feitas até o dia 11 de março, no site da Associação Curta Minas/ABD-MG, www.curtaminas.com.br . Belo Horizonte será uma das sedes das provas e entrevistas, que acontecem nos dias 18 e 19 de março. A seleção conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Centro de Referência Audiovisual – CRAV.



A EICTV irá selecionar de quatro a seis candidatos brasileiros, nascidos de 1981 a 1989, que irão se juntar a um grupo formado por 40 estudantes de todo o mundo, em especial da América Latina. O curso tem duração de 3 anos e seu início está previsto para setembro deste ano. Além de Belo Horizonte, as provas também acontecem nas cidades de Recife/PE, Florianópolis/SC, Goiânia/GO e Belém/PA.

A seleção é feita por meio de duas provas escritas: uma de conhecimentos gerais e outra correspondente à especialização escolhida. Os aprovados nas provas escritas serão entrevistados pela comissão julgadora e, em seguida, o Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, fará a seleção final. A divulgação do resultado será feita na segunda quinzena de junho.

O valor do curso é de cinco mil euros por ano, que podem ser pagos à vista ou em duas parcelas. O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria Audiovisual irá subsidiar parte do valor da matrícula dos alunos brasileiros. Os estudantes que ingressarem no curso regular terão direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.


A Escola


A EICTV de San Antonio de Los Baños fica a 30km de Havana e é uma Instituição da Fundacion del Nuevo Cine Latino Americana, presidida por Gabriel Garcia Marquez. Concebida em 1986 como uma Escola de formação artística, a EICTV pôs em prática uma filosofia própria: ensinar cinema e TV por meios profissionais atuantes na área e capazes, assim, de transmitir conhecimentos e experiências vividas na prática.


A Escola tem como principal característica a formação prática, com estudantes permanentemente envolvidos na produção de filmes, vídeos e programas de televisão. Considerada uma das melhores escolas de imagem e som do mundo, a EICTV já recebeu dezenas de prêmios internacionais, entre eles, o Prêmio Rosselini do Festival de Cannes, em 1993.


Mais informações: CRAV - 3277-4879 / Curta Minas 3201-9665


Fonte: Fundação Municipal de Cultura

2 comentários:

  1. oi , gostaria de saber se é o curso pode ser feito por quem não concluiu o curso superior.

    ResponderExcluir
  2. Prezados colegas,

    Há treze anos foi criada a Escola de Televisão & Arte Eletrônica - ETAE, com o objetivo de gerar e transmitir conhecimentos audiovisuais e capacitar à mão de obra neste setor da mídia. Em 2002 seu criador – Valter Bonasio - lançou o livro “Televisão Manual de Produção & Direção” (Editora Leitura). A obra é tida pelos profissionais de TV, Cinema, professores e coordenadores de cursos de comunicação das principais universidades brasileiras e de países Africanos de língua portuguesa como a “bíblia do audiovisual”.

    O livro e os cursos online são oferecidos totalmente gratuitos através do site www.escoladetelevisao.com.br
    Com este pequeno gesto, demonstramos responsabilidade nesse contexto social, fazendo a nossa parte, contribuindo para a capacitação e o crescimento coletivo do setor audiovisual do nosso país.

    Saudações televisivas,

    Lanora Whitted
    Relações Públicas - Escola de Televisão

    ResponderExcluir