sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dia 05 de Fevereiro : liberdade para os 5 cubanos !


Cinco cubanos, em território americano,têm como tarefa acompanhar os tentáculos de uma rede terrorista com sede na Flórida e ramificações na América Central, que conta com o apoio tácito nos Estados Unidos de membros do Poder Legislativo e complacência do Executivo e do Judiciário.

Eles foram presos há 12 anos injustamente condenados nos EUA, por crimes que não cometeram, e que jamais foram sequer provados. O julgamento foi marcado por inúmeras violações legais, e os Cinco sofreram penas, no total, de 4 prisões perpétuas mais 77 anos. Atualmente, estão quase esgotados, na prática, os recursos legais para apelar contra a decisão. O processo contra os Cinco é absolutamente político e somente se ganhará à força da denúncia e da solidariedade internacional.


Cumpriram-se dez anos desde a abertura da prisão ilegal de Guantánamo. Foi no dia 11 de Janeiro de 2002 que os primeiros 20 prisioneiros sequestrados no Afeganistão ali chegaram vestidos com os célebres uniformes laranja, as cabeças encerradas em sacos pretos e as pernas e mãos amarradas com correntes e algemas.
Quando o presidente Barack Obama assumiu o poder, em 2009, ele declarou que fecharia Guantánamo dentro de um ano. No entanto, a tarefa se mostrou mais difícil do que o prometido. No campo de concentração, havia aproximadamente 800 prisioneiros. Hoje, dos 171 que ainda estão lá, 89 dispõem de permissão para serem libertados mas no entanto permanecem presos. - Charge por Paresh Nath (ÍNDIA)


Pela 20ª vez consecutiva,o plenário da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou, no dia 25 de outubro de 2011, por 186 votos a favor e dois contra (Estados Unidos e Israel), e três abstenções (Ilhas Marshall, Micronésia e Palau), a Resolução que condena o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba, há quase meio século.

Os votos de 186 nações não têm o mesmo peso que os votos dos EUA e Israel

Neste 05 de Fevereiro DIGA NÃO À INJUSTIÇA


Utilize os meios que estiverem ao seu alcance : correio eletrônico, correio postal,facebook, twitter, na sua paróquia, na sua comunidade, divulgue

Pedimos ao presidente Obama, que fazendo uso do direito que lhe confere a constituição dos Estados Unidos da América, e ponha fim a todas estas injustiças !!

president@whitehouse.gov ou


Presidente Barack Obama
The White House
1600 Pennsylvania Avenue, NW
Washington, DC 20500

Associação Cultural Jose Marti de Minas Gerais
http://associaojosemartimg.blogspot.com

Um comentário:

  1. Companheiros,

    Como o dia 5/2 cai em um domingo, as manifestações pela libertação do 5 heróis acontecerá no dia 6.

    Abraços

    COMITÊ INTERNACIONAL E ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS PREPARAM AÇÕES PARA PEDIR LIBERDADE DOS CINCO
    http://blogsintesecubana.blogspot.com/2012/02/comite-internacional-e-organizacoes.html

    ResponderExcluir