quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

50 anos da erradicação do analfabetismo : isto é Revolução


Em 22 de dezembro se comemora em Cuba o 50º aniversário do triunfo da Campanha Nacional de Alfabetização. Um fato tão multilateralmente decisivo como foi a alfabetização de 1,5 milhão de camponeses cubanos,precisa de certo tempo de introspecção histórica para que a façanha se acerque mais com seus conteúdos reais, com os heroísmos, os problemas, os acertos, que em seu conjunto empurram homens e mulheres, e estes, os acontecimentos que fez desta experiência a maior obra humana da revolução cubana!

Estes educadores em campanha legaram uma base metodológica de educação que ensinavam a ler desde a frase ¡Viva Cuba Libre! e iniciaram uma prática inédita de pedagoria em combate que chegou até os dias da última Guerra de Libertação e se continuou em numerosas missões internacionalistas ao largo das últimas década do Século XX.

A principios de 1960 se constituiu o Contingente de Maestros Voluntarios, formado por tres mil mestres e jovens que realizaram tarefas de alfabetização nas zonas montanhosas de Cuba.
Também em 1961 se criaram as Brigadas Conrado Benítez, cujo nome procede de um voluntário que foi assassinado pelos contra-revolucionários que queriam sabotar a campanha. Estas brigadas eram compostas por estudiantes, em um total de 105.664, com idades entre dez e 19 anos.

Em 22 de dezembro de 1961, o governo revolucionário declarou cumprida com êxito a Campanha Nacional de Alfabetização e declarou Cuba como n y declaró a Cuba, en la Plaza de la Revolución José Martí, como Territorio Libre de Analfabetismo em discurso pronunciado por Fidel Castro. Desde então se celebra em Cuba o Día Nacional del Educador.
Ao largo de 1961 se alfabetizaram 707.212 pessoas. O índice de analfabetismo de Cuba caiu de 20% em 1958 a 3.9% depois da campanha de 1961, um índice muito abaixo ao de qualquer outro país em este momento. en ese momento. Bhola, em um estudo da Unesco sobre oito campanhas de alfabetização de distintos países em todo o mundo, realizado em 1984, afirma que la campanha cubana de 1961 se destaca por sua velocidade e intensidade.

" Ser culto é ser livre" José Marti

Nenhum comentário:

Postar um comentário